Fernando António Nogueira
Pessoa, nasceu a 13 de Junho de 1888, em Lisboa e morreu, também em Lisboa, a 30 de Novembro de 1935. Foi poeta e escritor português, sendo
considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa. Cresceu na África do Sul, para onde foi aos seis anos, devido ao casamento da mãe e aprendeu a língua inglesa, conhecimento que viria a usar nas suas obras mais tarde, já que alguns dos seus poemas foram escritos em inglês.
Como poeta, desdobrou-se em várias personalidades, às quais damos o nome de heterónimos. Deles devem ser salientados: Alberto Caeiro, um homem com poucos estudos e muito ligado à Natureza, Ricardo Reis, um médico e Álvaro de Campos, um engenheiro. Enquanto ele próprio, um dos seus mais conhecidos é Mensagem.
É considerado por muitos um génio da literatura.
Informações a reter:
· Um heterónimo difere de um pseudónimo pois um pseudónimo é um nome adoptado pelo escritor, substituindo o seu nome e um heterónimo é um nome imaginário que o autor cria, mas essa pessoa tem a sua própria personalidade.
· Não foi apenas Fernando Pessoa que se desdobrou em três outras pessoas, também uma das duas criações teve três fases. Os poemas de Álvaro de Campos também podem ser divididos em três fases.
· Embora
considerado por muitos um génio, facto que ninguém pode negar,
tem também a capacidade de dar uma grande dor de cabeça aos alunos do 12º ano.
"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minhas morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus."